Notícias

Projeto Rural Sustentável abre chamada complementar direcionada a produtores rurais interessados em agricultura de baixo carbono

Projeto oferece recursos financeiros para produtores de 44 municípios, além de assistência técnica e capacitação gratuita

Início da submissão de propostas começa no dia 10 de outubro

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Embaixada Britânica, com apoio do Instituto Brasileiro de Sustentabilidade e Desenvolvimento (IABS), lançaram, nesta segunda-feira (02), chamada complementar de propostas direcionada para produtores rurais de 44 municípios brasileiros que queiram transformar suas propriedades em Unidades Demonstrativas (UDs) do Projeto Rural Sustentável (PRS).

No total, a chamada complementar tem como meta identificar 150 UDs, ou seja, propriedades rurais de pequenos e médios produtores rurais que já adotam uma ou mais das quatro tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo PRS. As propostas deverão ser submetidas em parceria com agentes de assistência técnica e, caso aprovadas, os produtores ou produtoras rurais poderão receber até R$20.880,00 e os Agentes de Assistência Técnica, até R$7.308,00, de acordo com o hectare de tecnologia implantada.

Podem participar da Chamada Complementar Direcionada de Unidades Demonstrativas os pequenos e médios produtores cujas propriedades estejam localizadas em algum dos municípios/estados indicados na Chamada; que sejam beneficiários(as) ou elegíveis para crédito rural; com área de 04 a 15 módulos fiscais e renda agropecuária bruta anual de até R$ 1.760.000.

As propostas devem ser submetidas para avaliação no portal www.ruralsustentavel.org em parceria com um agente de assistência técnica que, além de auxiliar o produtor, fará o acompanhamento na condução da tecnologia, caso o projeto seja aprovado. Os agentes de assistência técnica devem ser indicados por entidades de assistência técnica com atuação nos municípios objeto do Projeto.

DIRECIONAMENTO- Esta é a terceira Chamada de Unidades Demonstrativas lançada no âmbito do PRS. No entanto, com o intuito de equiparar os números de UDs entre os 70 municípios participantes do Projeto, esta Chamada complementar está direcionada apenas para as cidades que possuem menos de 5 UDs.

TECNOLOGIAS APOIADAS PELO PROJETO

• Sistema de integração Lavoura-pecuária-florestas (iLPF), incluindo Sistemas Agroflorestais (SAF);
  • Plantio de Florestas Comerciais;
  • Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem (RAD/P);
  • Recuperação de Áreas Degradadas com Floresta (RAD/F);
  • Manejo Sustentável de Florestas Nativas.

MUNICÍPIOS QUE PODEM PARTICIPAR DA CHAMADA COMPLEMENTAR DIREICIONADA UD – São 44 municípios localizados em 7 estados. Confira:

BIOMA AMAZÔNIA

BIOMA MATA ATLÂNTICA

Pará- Dom Eliseu, Ipixuna, Medicilândia, Rondon do Pará, Santana do Araguaia e Tomé-Açu.

Bahia- Ibirapitanga, Camamú, Maraú, e  Taperoá.

Mato Grosso- Brasnorte, Juara, Juína, Marcelândia,  Nova Canaã do Norte, Querência, Sinop e Terra Nova do Norte.

Minas Gerais– Setubinha, Malacacheta,  Araçuaí, Padre Paraíso, Novo Oriente de Minas e Capelinha

Rondônia- Alta Floresta D’Oeste, Ariquemes, Buritis,  Cerejeiras, Governador Jorge Teixeira, Machadinho D´Oeste, Parecis, Santa Luzia D’Oeste e Theobroma.

Paraná- Bandeirantes, Primeiro de Maio,  Paranavaí, Nova Londrina, Dois Vizinhos, Realeza, Francisco Beltrão e Verê.

Rio Grande do Sul- Erechim, Boa Vista das Missões, e Agudo.

SERVIÇO:

• O prazo para a submissão de propostas técnicas: até 30 de novembro de 2017.
  • Link de acesso para o Edital - Municípios selecionados, critérios de elegibilidade e o roteiro para a candidatura: http://www.ruralsustentavel.org/participe
  • Todo o processo de cadastramento, submissão e aprovação de propostas técnicas ocorrem via portal Rural Sustentável www.ruralsustentavel.org

SOBRE O RURAL SUSTENTÁVEL
O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre o governo do Reino Unido, o governo do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, com foco em ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. O propósito é melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais. O projeto incentiva o desenvolvimento rural sustentável e a conservação da biodiversidade, ao mesmo tempo que contribui no cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

O Projeto oferece a oportunidade de ganhos financeiros para os produtores rurais e agentes de assistência técnica, além da possibilidade de adquirir conhecimentos relacionados à gestão sustentável da propriedade rural e nas tecnologias de baixa emissão de carbono.

SOBRE O BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes públicos e privados em toda a região.