Notícias

Governos estaduais vencem edição 2016 do Prêmio Governarte na categoria Prevenção e atenção à violência contra as mulheres

Minas Gerais e Espírito Santo foram premiados por iniciativas inovadoras de prevenção e combate à violência doméstica

SÃO PAULO, Brasil – Os governos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo foram os grandes vencedores da edição 2016 do Concurso Governarte – Prêmio Eduardo Campos na categoria “Prevenção e combate à violência contra as mulheres”. Os representantes dos governos receberam o prêmio durante o evento realizado pelo BID em São Paulo, nos dias 2 e 3 de agosto de 2017 - Diálogos e Intercâmbio de Experiências em Segurança Cidadã: Avaliações Econômicas, Diagnósticos Territoriais, Ressocialização de Jovens, Monitoramento e Uso da Força.

O evento contou com a participação de Secretários de Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Justiça de sete estados (DF, ES, MG, PE, PR, RS, SC), além do Secretário Segurança Urbana e Patrimonial do Município de Belo Horizonte e o Coordenador Geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Governo Federal. Também participaram autoridades de entidades parceiras do Banco no sector como o Fórum Brasileiro da Segurança Pública (FBSP), o Escritório de Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Instituto Sou da Paz, entre outros acadêmicos e pesquisadores.

O Diálogo de Segurança Cidadã, organizado anualmente pela Divisão de Capacidade Institucional do Estado do BID, promoveu o compartilhamento de experiências e soluções a problemas de segurança pública comuns aos estados brasileiros, assim como melhores práticas e metodologias de abordagem em várias frentes da prevenção e controle do crime e violência.

O representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timorán, fez a entrega do prêmio em reconhecimento a políticas de gestão que merecem ser promovidas e replicadas. As duas iniciativas contam histórias de sucesso e de inovação na gestão pública e são excelentes exemplos de mudanças possíveis de se alcançar quando há compromisso por parte dos governos com a igualdade de gênero e a proteção dos seus cidadãos. Saiba mais:

• O programa de combate à violência doméstica contra as mulheres, implementado pelo governo do estado do Espírito Santoconsiste em um conjunto de ações estruturadas para reduzir o número de mulheres em situação de violência. Este programa alcançou, em um ano, a redução de 21,4% na taxa de feminicídios no estado do Espírito Santo, e
  • O programa pela família e pela vida, do governo do estado de Minas Gerais, é um modelo de proteção e acolhimento das mulheres vítimas de violência, organizada no âmbito do protocolo "cinco respostas" que articula o trabalho dos diversos atores públicos. Em sua primeira fase, 690 casos foram tratados após 3.500 intervenções realizadas em ambientes familiares conflitantes.

O prêmio pelo estado do Espírito Santo foi recebido pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Albuquerque Garcia e o prêmio pelo estado de Minas Gerais pelo Comandante-Geral da Policia Militar, Jesus Milagres.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.