Notícias

CII se une ao Mind Lab para expandir o acesso a metodologias inovadoras de educação no Brasil

A Corporação Interamericana de Desenvolvimento (CII), em nome do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), assinou um empréstimo de R$ 18 milhões com o Mind Lab Brasil para aumentar o acesso a metodologias inovadoras de educação nas escolas públicas e privadas no Brasil. Com o apoio da CII, a empresa espera alcançar mais de 160.000 estudantes adicionais nos próximos seis anos, a maioria deles vivendo na base da pirâmide econômica.

Em 2013, 88% dos estudantes no Brasil frequentavam a escola pública, os quais 78% vêm de família de baixa renda. No entanto, a abordagem de conteúdo tradicional usada na maioria das escolas não é adequada para preparar estes alunos para as habilidades de pensamentos críticos necessários para tirá-los da condição de vulnerabilidade.

O conceito do Mind Lab é estabelecido a partir da noção de que jogos de pensar, facilitados por professores no papel de mediadores, servem como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. De acordo com a OECD, estas competências socioemocionais são habilidades de aprendizagem críticas para se obter sucesso no século XXI. Todo ano, mais de 400 mil estudantes de 1000 escolas públicas e particulares no Brasil se beneficiam desta metodologia inovadora.

O Mind Lab e a CII também estão em parceria com Instituto Ayrton Senna, ONG brasileira dedicada à educação, para conduzir uma avaliação independente do impacto do ensino desta metodologia. Isso vai ajudar a identificar as lições aprendidas sobre como aperfeiçoar as competências socioemocionais dos estudantes.

Sobre a Corporação Interamericana de Investimentos (CII)

A Corporação Interamericana de Investimentos (CII), membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é um banco multilateral de desenvolvimento comprometido com o apoio ao setor privado na América Latina e no Caribe. A CII financia empresas e projetos sustentáveis para alcançar resultados financeiros que maximizem o desenvolvimento social e ambiental na região. Com a carteira atual de US$ 7 bilhões sob a sua administração e 330 clientes em 20 países, a CII trabalha com vários setores para proporcionar soluções financeiras inovadoras e serviços de assessoria que atendam às necessidades diversas de seus clientes.

Sobre o Mind Lab

O Mind Lab é uma empresa de educação brasileira-israelita cuja missão é auxiliar estudantes de todas as idades a desenvolver habilidades cognitivas e interpessoais necessárias para ter sucesso no século XXI. A empresa foi fundada em 1994 e já impactou milhões de estudantes e professores em mais de 25 países em todo o mundo. Com sua metodologia inovadora, o Mind Lab tem resultados comprovados em todo o mundo, com 14 pesquisas conduzidas por instituições de renome internacional como a Universidade de Yale (USA), a Universidade de Northumbria (Reino Unido), o Instituto INADE (Brasil), Instituto IPRASE (Itália) e Universidade de Istambul (Turquia). O Mind Lab foi mencionado pela Wired como uma das 10 empresas de educação mais inovadoras do mundo e foi apontada como uma das 50 empresas de educação mais importantes da América Latina. No Brasil, o Mind Lab tem parceria com mais de 1.000 escolas públicas e privadas, cobrindo mais de 400.000 estudantes por ano.