O BID e a Fundación FEMSA premiam inovação em água e saneamento

Organizações que trabalham em gestão da água, saneamento e resíduos sólidos apresentaram suas experiências em Construir Soluções

LIMA, Peru – No âmbito do Construir Soluções para Melhorar Vidas, evento que se realiza esta semana na capital peruana, organizações que trabalham com qualidade, cobertura e cultura da água, saneamento e resíduos sólidos na América Latina e no Caribe foram premiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pela Fundación FEMSA por contribuir com soluções inovadoras para os desafios do setor.

Nesta sexta edição do Prêmio de Água e Saneamento BID-FEMSA para a América Latina e o Caribe, os ganhadores foram selecionados por ter identificado um problema específico em água, saneamento ou manejo de resíduos sólidos e obtido avanços mensuráveis em qualidade e acesso a esses serviços.

A AGUA PARA LA VIDA (APLV) [http://aplv.org/] recebeu o prêmio de gestão de água e saneamento pelos resultados alcançados com o NeatWork, uma ferramenta de software para responder à realidade dos projetos de água nas comunidades rurais pobres e por seu programa de capacitação em gestão para sistemas rurais, ambos na Nicarágua.

A AKVO [http://akvo.org/] recebeu o prêmio na categoria de inovação pelos resultados obtidos com o desenvolvimento de aplicativos e ferramentas inovadores e sustentáveis em tecnologia digital (AKVO Caddisfly; AKVO Flow) que contribuíram para melhorar a gestão da água e o saneamento em zonas rurais de nossa região.

E, na categoria de resíduos sólidos, Mundano, um artista do Brasil, foi o ganhador por seu criativo projeto Pimp my carroça [http://pimpmycarroca.com/], que procura reconhecer o trabalho dos recicladores informais de nossa região e gerar consciência sobre a reciclagem, transformando seus meios de trabalho em verdadeiras obras de arte.

Os projetos ganhadores do Prêmio da Água receberam bolsas para cursos de capacitação ministrados pelo Centro del Agua para América Latina y el Caribe, além de uma medalha de prata elaborada pelo artista plástico Gerardo Azcúnaga.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre a Fundación FEMSAA

Fundación FEMSA é um instrumento de investimento social que apoia tanto a conservação e o uso sustentável da água como a melhoria da qualidade de vida na comunidade, por meio da educação, e da ciência e tecnologia aplicadas. Sua área de Desenvolvimento Sustentável de Recursos Hídricos canaliza recursos para projetos voltados a proteger nascentes de água e promover seu uso adequado, assim como práticas de saneamento e higiene não só no presente, mas também para as gerações futuras. Essa área é constituída de três programas: Conservação de Bacias, Água e Saneamento e Construção de Capacidades e Pesquisa Aplicada. Por outro lado, a área de Qualidade de Vida dedica-se a apoiar projetos focados em melhorar a nutrição e a saúde da população em nossas comunidades. Seus programas são: Educação em Nutrição e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis e Pesquisa Aplicada em Saúde e Nutrição.