BID lança EnOtrosZapatos, uma experiência virtual de inclusão social

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou EnOtrosZapatos.org, uma plataforma virtual que permite ao usuário se colocar no lugar de uma pessoa que pertença a grupos sociais indígenas, LGBT, migrantes, negros e pessoas com deficiência.

Com o fim de promover a empatia como valor fundamental para garantir a inclusão e respeito pela diversidade, o usuário de EnOtrosZapatos.org enfrenta o desconhecido onde se deve tomar decisões de várias situações da vida cotidiana de outra pessoa.

As histórias de vida apresentadas são baseadas em fatos reais que podem acontecer em grandes cidades ou, talvez, em uma afastada comunidade indígena.

“Sem estes jovens da nova geração e sem todas as pessoas que aceitaram nos contar suas histórias, esta experiência não teria sido possível”, disse Ana Maria Rodriguez, gerente do Departamento de Instituições para o Desenvolvimento do BID. “Agora convidamos a todos para que joguem, vivam, compartilhem, comentem e tragam suas histórias para poder integrar as vozes e a situação de mais coletivos”.

A plataforma foi desenvolvida pelo GobApp, o laboratório de ideias do BID. A iniciativa contou com o apoio de organizações da sociedade civil como a Federação Argentina LGBT, a Fundação Arcoiris, o Instituto Centro-americano de Estudos Sociais e Desenvolvimento e o Centro de Liderança da Universidade Latino-americana de Ciência e Tecnologia, entre outras.

Na América Latina e Caribe, a discriminação é uma realidade que milhões de pessoas enfrentam devido a sua raça, orientação sexual, situação migratória ou condições de saúde entre outros fatores. Por exemplo, cerca de 12% da população na região vive com algum tipo de necessidade especial, sendo esta uma dificuldade para se integrar ao mercado de trabalho, segundo a Comissão Econômica para o Desenvolvimento (CEPAL).

GobApp um Laboratório que busca criar – junto com os cidadãos, o setor privado e os governos latino-americanos - soluções ao desenvolvimento usando novos meios sociais ( www.gobapp.com ).

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.