Notícias

CEEE do Rio Grande do Sul receberá empréstimo de US$ 88,7 milhões do BID para expandir geração elétrica

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) no Rio Grande do Sul receberá um empréstimo de US$ 88,7 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ampliar, reabilitar e modernizar sua infraestrutura de geração e transmissão de energia elétrica a fim de atender a demanda crescente e melhorar a confiabilidade do serviço.

O empréstimo do BID tem garantia soberana e ajudará a financiar o Programa Pró-Energia da empresa, contribuindo para assegurar a construção da infraestrutura elétrica necessária para suportar o aumento da demanda previsto, incluindo-se a realização da copa do mundo em 2014.

O empréstimo do BID contribuirá para o financiamento dos seguintes componentes:

• Ampliação da pequena central hidroelétrica de Ijuizinho II, onde se prevê aumentar a capacidade de geração elétrica de 1 MW para 15 MW.
  • Reabilitação e modernização das centrais hidroelétricas de Itaúba e Passo para melhorar sua eficiência operacional e reduzir os custos com manutenção.
  • Ampliação e adequação da rede de transmissão para melhorar os níveis de carga e tensão.

Espera-se que o projeto crie de 1.500 a 1.600 empregos diretos durante a construção e que a ampliação de Ijuizinho II evite a emissão de 15.000 toneladas de dióxido de carbono equivalente anualmente.

O financiamento do BID tem prazo de 25 anos, um período de carência de quatro anos e una taxa de juros baseada na LIBOR. O financiamento do BID será complementado por recursos da CEEE-GT no valor de US$59,1 milhões, provenientes de um empréstimo da Agencia Francesa de Desenvolvimento (AFD). O custo total do projeto é de US$147,8 milhões.