BID apoia Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na Colômbia

O Banco Interamericano de Desenvolvimento aprovou um empréstimo de US$ 25 milhões para contribuir para o aumento e a eficácia dos investimentos em atividades científicas, tecnológicas e de inovação na Colômbia. Essa é a Fase I do que deverá ser um processo de colaboração de longo prazo do BID com o setor de ciência e tecnologia da Colômbia.

O projeto ampliará a capacidade da Colômbia de produzir, difundir, usar e integrar conhecimentos com o propósito de acelerar o crescimento econômico e diminuir a desigualdade.

O programa será executado pelo Colciencias, o Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre os resultados esperados desse novo projeto estão o fortalecimento do Colciencias em sua capacidade de elaborar, implementar e avaliar as políticas de Ciência e Tecnologia, o aumento das atividades de inovação nas empresas colombianas, particularmente em setores estratégicos, e a melhoria da valorização e utilização do conhecimento pela sociedade colombiana, em particular os grupos sociais que costumam ficar à margem da atividade científica e tecnológica.

“Este é um projeto inovador, que utiliza instrumentos novos e concentra os recursos prioritários em setores de muito potencial, como biocombustíveis, energia sustentável, água e recursos florestais”, destaca Juan Carlos Navarro, o líder do projeto. “Haverá também um esforço para desenvolver agendas específicas de pesquisa para o setor privado.”