Notícias

Barbados melhorará uso de recursos hídricos e segurança alimentar com empréstimos do BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento aprovou dois empréstimos em um total de US$ 70 milhões para Barbados. O primeiro empréstimo destina-se a melhorar a gestão e a sustentabilidade dos recursos hídricos e o segundo empréstimo visa a fortalecer os padrões de saúde agrícola e segurança alimentar.

Ambas as operações devem beneficiar a população local e o crucial setor de turismo da ilha.

O BID confirmou recentemente o seu forte apoio ao Governo de Barbados com o anúncio de uma nova Estratégia de País para 2009-2013.

O primeiro empréstimo de US$ 50 milhões apoiará a iniciativa da Autoridade Hídrica de Barbados de modernizar sua infraestrutura e tornar suas operações mais eficientes.

Barbados está entre os 15 primeiros países do mundo em termos de escassez de água, com os níveis atuais de extração de água subterrânea superando a produção sustentável. Como resultado, o desenvolvimento, incluindo uma proliferação da demanda por desenvolvimentos turísticos, é limitado pela indisponibilidade de água doce.

O empréstimo do BID ajudará a modernizar a estrutura organizacional da agência reguladora de recursos hídricos (BWA), além de aumentar sua eficiência por meio da implementação de um Plano de Negócios Corporativo e da atualização dos sistemas de tarifação e cobrança.

A instalação de 50.000 novos medidores e melhorias na infraestrutura da rede devem reduzir a água não contabilizada (a diferença entre a água total produzida e a água tarifada) em pelo menos 10 pontos percentuais, o que, por sua vez, ajudará a fortalecer a posição financeira da BWA.

Além disso, as taxas de turbidez e de desinfecção da água serão substancialmente melhoradas e a pressão da água será aumentada para garantir a continuidade dos serviços.

O problema de descarga de águas residuais, que afeta a saúde pública e a condição das praias e recifes de corais, será enfrentado por meio de um plano de ação de tratamento de águas residuais, que permitirá que Barbados reutilize a água tratada.

Como resultado de todas essas medidas, a BWA espera ver um aumento de 75% na satisfação dos clientes, definida como aqueles que classificam o serviço como bom ou muito bom, no final dos cinco anos do programa.

O empréstimo do Banco tem prazo de 25 anos, com período de carência de cinco anos e taxa de juros variável baseada na LIBOR. O Governo de Barbados fornecerá US$ 3 milhões em fundos de contrapartida locais.

Um segundo empréstimo de US$ 20 milhões ajudará a elevar os padrões de saúde agrícola e segurança alimentar aos níveis internacionais

O BID apoiará o estabelecimento do Sistema Nacional de Saúde Agrícola e Controle de Alimentos (NAHFCS) e a Agência Nacional de Saúde Agrícola e Controle de Alimentos (NAHFCA).

O projeto também garantirá melhorias na infraestrutura e supervisão de laboratórios e instalações de quarentena, especialmente em pontos da entrada da ilha, uma vez que Barbados importa a maior parte de seus alimentos.

A maior parte dos recursos será usada para financiar a modernização das instalações de inspeção e quarentena nos pontos de entrada e a construção de pelo menos dois laboratórios. A unidade de vigilância sanitária da Autoridade Portuária de Bridgetown será realocada, expandida e modernizada para aumentar suas instalações e capacidades de vigilância de plantas e animais e de quarentena. A área de vigilância sanitária do Aeroporto Internacional Grantley Adams será expandida e ganhará equipamentos e uma área segura para atividades de exames e quarentena.

Novos laboratórios de Patologia Vegetal e Entomologia serão construídos e equipados em um prédio do Ministério da Agricultura e funcionários extras serão contratados e capacitados para obter certificação de padrão internacional para seus processos laboratoriais.

O empréstimo do BID tem prazo de 25 anos, com período de carência de quatro anos e taxa de juros variável baseada na LIBOR. O governo fornecerá US$ 8 milhões em fundos de contrapartida locais.

Contato de imprensa