BID impulsiona a responsabilidade social empresarial

O Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciou hoje a concessão de uma doação de US$1,1 milhão à Fundação Ação Empresarial para um programa que impulsionará medidas de promoção da responsabilidade social da empresa em vários países da América Latina a fim de tornar mais competitivo o setor privado.

Este primeiro programa regional visa desenvolver a capacidade de provedores locais de serviços de responsabilidade social empresarial no Chile, Brasil, Peru e El Salvador e promover a adoção de ações desse tipo, particularmente por parte das pequenas e médias empresas (PME).

Esta iniciativa procurará aumentar a consciência dos empresários com relação aos benefícios desse enfoque e conseguir maior atenção tanto do setor privado quanto de ONGs, universidades e governos. Esses princípios serão aplicados a grupos piloto de PME, para que suas experiências sirvam de exemplo a outras empresas mediante uma divulgação ampla.

Serão também fortalecidos os organismos participantes em cada um dos países, incluindo o Instituto Ethos no Brasil, Fundemas em El Salvador e Peru 2021, mediante cursos, publicações, seminários e atividades específicas de difusão para que a proposta tenha continuidade.

A responsabilidade social empresarial é um enfoque baseado em um conjunto integrado de políticas, práticas e programas centrados no respeito à ética, às pessoas, às comunidades e ao meio ambiente. Essa estratégia aplicada à tomada de decisões e às operações das empresas aumenta o valor agregado e dessa maneira melhora sua competitividade.

O desenvolvimento e a preparação desse projeto contaram com a colaboração da Agência Interamericana de Cooperação e Desenvolvimento da Organização dos Estados Americanos. Além disso, espera-se contar com a participação de entidades tais como as agências bilaterais que estão interessadas em apoiar o esforço de promoção da RSE na região.

O Fundo Multilateral de Investimentos é um fundo autônomo administrado pelo BID que promove o desenvolvimento do setor privado na América Latina e no Caribe mediante investimentos e doações.

Contato de imprensa