Pular Navegacão global
BID - Home > Notícias
Comment Tool Comente

Seu comentário sobre esta página:

Share Tool Compartilhar
close Share Tool Compartilhar

Comunicados de imprensa

18/12/2007

BID aprova doação de US$2 milhões para profissionalização da gestão de pequenas e médias empresas familiares no Brasil, Colômbia, Equador e Peru

O projeto adaptará metodologia de aprendizagem coletiva

O Fundo Multilateral de Investimentos anunciou hoje a aprovação de uma doação de US$2 milhões para cooperação técnica na profissionalização das funções gerenciais de pequenas e médias empresas familiares no Brasil, Colômbia, Equador e Peru.

A empresa familiar é, atualmente, a forma predominante de organização empresarial em muitos países da América Latina e do Caribe, representando de 65% a 90% de todas as empresas. Essas firmas pequenas e médias estão começando a se conscientizar da importância de profissionalizar sua administração como forma de garantir um crescimento continuado. No entanto, enfrentam limitações quando tentam suprir suas necessidades de capacitação, porque nem todos os programas disponíveis  são adequados para os requisitos e circunstâncias dessas firmas. Em geral, os programas de capacitação em gestão oferecidos pelas instituições qualificadas partem do princípio que as empresas têm funções especializadas, o que faz com que seus programas e produtos especializados não sejam adequados.

O financiamento do Fumin ajudará a melhorar a capacidade gerencial dessas empresas mediante o desenvolvimento de um produto de capacitação adequado às necessidades da pequena e média empresa familiar, utilizando a metodologia de aprendizagem coletiva criada pela Fundação Dom Cabral. A metodologia para capacitação em gestão e troca de experiências entre empresas a ser desenvolvida — a Rede Integrada de Desenvolvimento ou Parceria Integrada — será testada em 200 empresas.

A metodologia de aprendizagem coletiva incentiva empresários e gerentes a se reunir para compartilhar experiências, discutir temas relevantes e buscar soluções para problemas em comum, dentro de cada área específica, ao mesmo tempo em que multiplica os conhecimentos de cada empresa.

A Fundação Dom Cabral, uma fundação brasileira com uma história de 30 anos na formação e capacitação de executivos, levará a cabo o programa e fará parcerias com instituições locais da Colômbia, Equador e Peru. Os fundos locais de contrapartida serão de US$ 2,3 milhões.

O Fundo Multilateral de Investimentos é um membro autônomo do Grupo BID que promove o crescimento do setor privado na América Latina e no Caribe por meio de doações e investimentos.

Mais Informações

Contatar a chefe de equipe do BID Natalia Laguyás, (202) 623-1389, nataliala@iadb.org.

Contato de imprensa

© 2014 Banco Interamericano de Desenvolvimento - Todos os direitos reservados.