Capa | Sumário | Assinatura | Números anteriores   



ARGENTINA
Contos especiais



Christina MacCulloch

Ganhar um concurso literário pode ser um momento decisivo na carreira de um escritor, pois lhe dá a certeza de que sua visão pessoal tem sentido para outros leitores.

Em março passado, 18 jovens escritores experimentaram a excitação do reconhecimento público, ao receber diplomas e medalhas por contos selecionados entre 534 concorrentes num concurso nacional.

Os prêmios tinham um significado especial. Todos os concorrentes eram jovens portadores de deficiências físicas ou tinham dificuldades de aprendizado. O concurso, intitulado "Contos para um Futuro de Esperança", foi organizado pelo Instituto Psicopedagógico de Nivelação Aranguren, uma fundação de Buenos Aires que cuida de adolescentes portadores de deficiências. O projeto recebeu apoio financeiro do Programa de Promoção Cultural no Campo do Centro Cultural do BID.

Segundo Jorge Goldman, presidente do Instituto, o concurso deu aos jovens deficientes a oportunidade de fixar metas pessoais e demonstrar seu potencial como escritores. O concurso deu também ao "mundo exterior" a chance de experimentar e valorizar as perpectivas e a capacidade potenciais dos portadores de deficiências.

"Meu amigo", “Os tênis”, "A esperança tem de convencer a tristeza", "Um mundo mágico", "O navio que fez o mundo vibrar", "Investigação de uma história de amor" e "O leão viajante" figuravam entre os títulos premiados.

"Tentamos conseguir contos de jovens de todo o país", explicou Goldman. "Pensávamos receber cerca de 50 inscrições e acabamos recebendo mais de 500. Foi uma sensação abrir envelopes de todos os rincões da Argentina. Nossa esperança era montar um projeto nacional e conseguimos."




PORTADA
ACERCA DEL BID | DEPARTAMENTOS | INVESTIGACION Y ESTADISTICAS | OPORTUNIDADES DE NEGOCIOS | POLITICAS | PRENSA Y PUBLICACIONES | PROYECTOS |  SECTOR PRIVADO